Doenças da estiagem: Atenção com as mãos

Erick Cardoso Ferreira de Souz

O outono chegou e a estação é mesmo muito atraente, tudo é muito bonito de se admirar, o sol brilha diferente, as cores meio apagadas dão um charme a mais nos looks, nas maquiagens, libera a criatividade para os diversos estilos, realmente muito bom de pensar.

O que muitos esquecem é que junto com toda essa beleza, essa estação traz uma grande preocupação, principalmente para as pessoas que sofrem de alergias e doenças respiratórias, por conta da estiagem, período em que as chuvas quase não acontecem. Para isso é essencial alguns cuidados quanto a higienização, em especial, com as mãos.

O dia a dia dos brasileiros anda cada vez mais agitado, repleto das mais diversas atividades, o que acaba fazendo com muitos deixem de prestar atenção no que pegam, onde sentam, nos lugares que comem,o simples ato de espirrar, tossir,entre outras coisas. O que se sabe é que esse tipo de comportamento acaba por incentivar doenças que são consideradas contagiosas.

O fato é que pessoas propensas a algum tipo de alergia ou problema respiratório deve ter cuidado dobrado com esse tipo de ação, pois muitas doenças, como gripe e resfriados, conhecidas por serem fáceis de contrair, e que incomodam muito aos alérgicos, têm muito mais facilidade em se manifestar em lugares públicos ou de grande aglomeração de pessoas.

Apesar de não ser a solução, para ajudar a prevenir esses problemas, algumas dicas, dos especialistas são essenciais, por exemplo, o uso de álcool em gel para higienizar as mãos, isso por que ajuda a combater as bactérias, após sair do transporte público, após pegar em dinheiro e ainda usar os sanitários e também o hábito de lavar bem as mãos antes de pegar em alimentos, copos, entre outras coisas.

No geral, para a estação, é importante manter uma alimentação saudável, baseada em frutas ricas em vitamina C, legumes, sucos e principalmente água que é fundamental para a hidratação do corpo. Por conta da falta de chuva e a poluição, o ar fica pouco úmido e isso dificulta muito a situação de quem sofre com doenças como rinite, bronquite, asma, gripes alérgicas, etc. Outra indicação dos médicos da área é o uso de umidificadores do ar e até inalações.

Crédito: Priscila Mazariolli